Promulgação da Apostila



DOM LUCAS CERQUEIRA 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA

Graça e paz, 

A Congregação para a Educação Católica, através de seu prefeito Dom Lucas Cerqueira, com o auxílio do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom João Frazen no designer do site, promulga a nova apostila que deverá ser usada na formação dos futuros padres da Santa Igreja, no pontificado do Santo Padre, Bento V. 

Nunca esquecemos que: “Os presbíteros são, na Igreja e para a Igreja, uma representação sacramental de Jesus Cristo Cabeça e Pastor, proclamam a Sua palavra com autoridade, repetem os seus gestos de perdão e oferta de salvação, nomeadamente com o Batismo, a Penitência e a Eucaristia, exercitam a sua amável solicitude, até ao dom total de si mesmos, pelo rebanho que reúnem na unidade e conduzem ao Pai por meio de Cristo no Espírito. Numa palavra, os presbíteros existem e agem para o anúncio do Evangelho ao mundo e para a edificação da Igreja em nome e na pessoa de Cristo Cabeça e Pastor” (São João Paulo II)

Aos caríssimos senhores clérigos, equipes formativa e seminaristas das Arquidioceses que leem estas diretrizes, paz, saúde e bênção vos sejam dadas da parte de Deus Pai, por Jesus Cristo Nosso Senhor pela força do Espírito Santo.

 

O presente documento visa organizar todos os seminários da Educação Católica, para bem atender a demanda dos nossos seminaristas e professores, para a formação do clero permanente, de modo que organizamos os principais assuntos a serem ensinados e dispusemos aqui, nesta apostila, para que, seja estudado, visível, transmissível e testável.

 

A formação dos novos clérigos será dada em três partes: Formação Introdutória, Formação Acadêmica Diaconal e Formação Acadêmica Presbiteral. Que poderá ser vista nas páginas seguintes.

 

O processo formativo será da seguinte maneira:

 

Primeiro a missão conjuntaEnquanto clérigos da Santa Igreja, sairemos pelos quartos à procura de jovens que desejam seguir a Jesus mais de perto, consagrando sua vida no ministério ordenado. Aconselho que sussurrem aos jovens, perguntando se não desejam ser padres no Habbo. Depois disso, levaremos para um seminário específico, que será o Seminário São Simão (sede da Congregação, até então) lá faremos a distribuição para cada Arquidiocese. Missão conjunta, formação individual, não excluindo a missão particular de cada Arquidiocese. Por conseguinte, tem a acolhida do candidato, que também se encontra na apostila, leve-o para conhecer os quartos da Igreja, para que, o mesmo se encante e possa se empenhar mais em sua formação. 

 

Logo, em seguida, se inicia a Formação IntrodutóriaOs bons modos que o seminarista deve possuir, as responsabilidades exigências, passem os sites das Arquidioceses, da Apostila e, por conseguinte, da Santa Sé. Relembrem a importância do uso da veste talar, a batina. Da missão e dos perigos de cismas. Leve-o para conhecer os quartos da Santa Igreja, saiba o escutar e tenha uma relação fraternal com o seminarista. Neste momento, também, o seminarista é admitido às ordens sacras e, indicada a paróquia que o mesmo fará pastoral.

 

Na Formação Acadêmica Diaconal: faça-se sempre a intrínseca relação entre teoria e prática, principalmente quando aula for sobre a Santa Missa. Tenham paciência e sejam afetuosos com os seminaristas, isso o cativará. Após as devidas aulas, que será logo no início, faça-se o rito de Instituição de Leitor e Acólito ao seminarista. Terminada esta etapa, aplique-se o teste.

 

Formação Acadêmica Sacerdotal: após servir em algumas celebrações como Diácono, principalmente para compreender o rito da Santa Missa, inicia-se as aulas para a formação sacerdotal. Tendo-as concluída, aplica-se o teste, na presença do prefeito.

O processo no site da apostila será da seguinte maneira: I Acolhida - II Formação Introdutória - III Formação Acadêmica Diaconal - IV Formação Acadêmica Presbiteral. 

Rogamos a Virgem Maria, Mãe das Vocações, que interceda por esta nova missão e pelos nossos seminaristas, para que, animados pelo Espírito do Senhor, possam ser fiéis e perseverantes a este chamado lançado do Coração de Jesus que encontrou e cativou os seus corações.

Dado e passado, na Sede da Congregação, aos 5 de Junho de 2020.


+ Lucas Cerqueira 
Prefeito da Educação Católica