II - Formação Introdutória


PREÂMBULO


  • Formação Introdutória preparará os seminaristas para atuarem dignamente nas celebrações litúrgicas, se encarregará dos ensinamentos de atuação como leitor, acólito e ao final do processo o seminarista também receberá o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão.
  • Formação Acadêmica Diaconal conduzirá os estudos do seminário para a formação dos futuros diáconos da igreja, bem como o ensino da doutrina e atuação na Santa Missa.
  • Formação Acadêmica Sacerdotal visa o ensino da teologia sacramental e o ensino dos critérios finais para a realização da Santa Missa.
Tendo completado cada uma das etapas o seminarista se tornará candidato à próxima e passará por uma prova para testar sua potencialidade de prosseguir na formação. Uma vez superada a terceira etapa será ordenado Diácono (transitório ou permanente) a serviço da Arquidiocese e seguirá para a quarta etapa que, quando superada, será ordenado Presbítero.


FORMAÇÃO INTRODUTÓRIA



Hábito Clerical: Batina comum, devendo ser usada sempre pelos seminaristas e pelos clérigos, tendo seu uso dispensado apenas os Diáconos Permanentes. Ao longo de sua história a Santa Igreja fixou vários tipos de vestes (batinas) para o uso e identificação de seus clérigos. Todos os clérigos são obrigados a usar batina, sendo sinal de tradição e união com todos os outros clérigos. A vários modelos de batinas para várias ocasiões e em várias necessidades todas devem ser observadas e fixadas. Os atuais modelos de batina foram aprovados pelo Sacro Concilio Mariano Vaticano V e promulgados pelo papa Lucas II, fora estes não se tem outros, as cores como de botões e faixas vão sendo alteradas de acordo com o ministério que cada um ocupa. 

Boas Maneiras: Para manter o bom decoro na vida social e clerical, prezamos pela padronização da fala e dos bons hábitos, bom uso das palavras e bom comportamento. Não usar Balões Coloridos nas caixas de fala. Mantenha sempre o vocabulário limpo e livre do uso de palavras chulas e de baixo calão, não desrespeitar seus superiores, deve viver a castidade, não pode retirar a missão e nem a veste talar.

Serviço:  Os clérigos e seminaristas devem estar cientes de que não importam sua posição e função na Igreja, todos são servos de Deus e dos homens, seja leigo ou clérigo. Não admitimos o carreirismo eclesiástico nesta sé particular, todos os nossos clérigos devem buscar a humildade e nunca aspirarem grandes cargos e grande visibilidade.

Respostas na Missa: É de suma importância que os seminaristas em processo formativo e também os clérigos conheçam as respostas das invocações durante a celebração litúrgica e respondam sempre. Isso promoverá um ambiente litúrgico mais rico e sem falhas ou constrangimentos, para tal é importante ter sempre em mãos a Liturgia Diária da Paulus ou o Missal Romano.

Missal Romano: O missal é o livro pelo qual seu principal uso é para a celebração da Santa Missa,nele estão contido todo o necessário para a celebração desta grande e magnífica celebração. A Santa Igreja mantém um missal romano online de fácil manuseio e simples, podendo ser encontrado no seguinte link: missal-habbo.blogspot.com, pode encontrar todo o necessário para celebrar a Santa Missa nos tópicos laterais.



PARAMENTOS LITÚRGICOS PARA O SERVIÇO DA SANTA MISSA



 

Sobrepeliz: Usada por cima da batina por um clérigo ou seminarista dentro da Missa para o serviço cerimonial ou por clérigos fora dela para a celebração de outros sacramentos ou sacramentais. É sempre branco, longo até os joelhos, geralmente adornado com uma renda e possui algumas pregas no tecido. Usado na Missa somente pelos cerimoniários que podem ser clérigos, seminaristas ou leigos e que estejam prestando serviço ao altar.

 

 

Alva ou Túnica: Usada por seminaristas e clérigos dentro da celebração litúrgica. Os clérigos vestem por cima da alva os demais paramentos, os seminaristas vestem apenas a alva. Trata-se de uma longa túnica sempre branca que cobre todo o corpo. É usada pelos seminaristas quando ocupam o presbitério e não desempenham funções cerimoniais dentro da Missa.

 


(Ao término desta aula, na capela do seminário, seja concedida a admissão às ordens sacras)



RITO DA ADMISSÃO DE UM CANDIDATO ÀS ORDENS SACRAS



Celebra-se o Rito da Admissão a candidato as Ordens sacras, quando se pode verificar que o propósito dos aspirantes, baseado nos dotes necessários, atingiu suficiente amadurecimento.

O propósito de receber a Ordem sacra deve ser manifestado publicamente pelos candidatos e recebido também publicamente pelo Bispo ou Superior Maior do Instituto religioso.

A Admissão pode ser celebrada em qualquer dia, exceto no Tríduo Pascal, na Semana Santa, na Quarta-Feira de Cinzas ou na Comemoração dos Fiéis Defuntos. Será, de preferência, na igreja ou capela do Seminário ou do Instituto religioso, por ocasião de um encontro de sacerdotes ou diáconos, durante a Missa ou mesmo durante a Celebração da Palavra de Deus.

Dada sua natureza, nunca se realize com alguma Ordenação ou Instituição de leitores ou acólitos.

Diz-se a Liturgia do Dia.

A homilia conclua-se da seguinte forma.

Pres.: Agora, pois, impulsionado pelo amor de Jesus Cristo e fortalecido interiormente pela ação do Espírito Santo, chegaste ao desejo de manifestar publicamente o vosso propósito de consagrar-te ao serviço de Deus e da humanidade. Com alegria acolhemos a manifestação deste teu desejo. Portanto, ao ser chamado pelo próprio nome, aproxima-te para manifestar o teu propósito diante da Igreja.

O Diácono ou o Presbítero designado para isso chama o aspirante pelo nome. Este responde:

Aspirante: Presente!

E aproxima-se do Celebrante, a quem faz uma reverência.

O Celebrante o interroga com estas palavras:

Pres: Caro filho, os pastores e os mestres encarregados de vossa formação, assim como as pessoas que te conhecem deram de ti um bom testemunho, no qual confiamos plenamente. 

Queres, respondendo ao chamado de Deus, completar a preparação que te tornará apto para receber oportunamente o ministério da Igreja pela sagrada Ordem?

Candidato: Quero!

Pres: Queres preparar vosso coração de tal maneira que possas servir fielmente ao Cristo, Senhor nosso, e a seu corpo, que é a Igreja?

Candidato: Quero!

Pres: A Igreja recebe com alegria o teu propósito. Deus, que o inspirou, vos de a graça de realizá-lo.

O celebrante e todos os demais se levantam.

Ass: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém

Pres: Caríssimos irmãos e irmãs, roguemos a Deus e Senhor nosso que derrame a graça de sua benção sobre este vosso servo  que deseja consagrar-se ao serviço da Igreja.

O diácono do ambão diz ou canta:

Diác: Para que este nosso irmão se una mais estreitamente a Cristo e possa ser sua testemunha no mundo, roguemos ao Senhor.

Ass:  Te rogamos, ouvi-nos.

Diác: Para que possa assumir as preocupações das pessoas e ouvir sempre a voz do Espirito Santo, roguemos ao Senhor.

Ass:  Te rogamos, ouvi-nos.

Diác: Para que se torne ministros da Igreja confirmando na fé os seus irmãos e irmãs pela palavra e pelo exemplo e reunindo-os para a participação na Eucaristia, roguemos ao Senhor.

Ass:  Te rogamos, ouvi-nos.

Diác: Para que Deus envie operários a sua messe e os cumule com os dons do Espirito Santo, roguemos ao Senhor.

Ass:  Te rogamos, ouvi-nos.

Diác: Para que todos os seres humanos cheguem a plenitude da paz e da justiça, roguemos ao Senhor.

Ass:  Te rogamos, ouvi-nos.

Diác: Para que todos os nossos irmãos e irmãs que sofrem, participando da paixão de Cristo, alcancem a liberdade e a saúde, roguemos ao Senhor.

Ass:  Te rogamos, ouvi-nos.

O celebrante então reza:

Pres: Ouvi, Senhor, as nossas suplicar, e abençoai + com o amor paterno este vosso filho que deseja dedicar-se a vós e servir ao vosso povo no ministério sagrado, a fim de que persevere em sua vocação e, unindo-se ao Cristo sacerdote com sincero amor, possa receber dignamente a missão apostólica. Por Cristo, nosso Senhor.

Ass: Amém.

Se a Admissão for feita durante a Missa a celebração prossegue como de costume. Se for na celebração da Palavra de Deus, o Celebrante abençoa a assembléia e a despede como de costume.